Oratória é a arte de falar em público de forma estruturada e deliberada com a intenção de informar, influenciar ou entreter os ouvintes. A oratória refere-se ao conjunto de regras e técnicas adequadas para produzir e apresentar um discurso e apurar as qualidades pessoais do orador.
Este treinamento é ministrado por três instrutores, para no máximo 15 participantes - simulações com microfones, pedestais, púlpitos, através de discursos lidos e de improviso, entrevistas e debates para televisão, enfrentando as câmeras e perguntas difíceis. Técnicas de linguagem corporal e facial (não verbal), entonação de voz e eliminação dos vícios de linguagem (é, né, bom, bem, acho, tipo assim, na verdade). O que fazer com as mãos, pés e postura em geral. Captação de atenção e estruturação de um discurso além relações públicas.
Na Grécia Antiga, e também para um orador romano, a oratória era estudada como componente da retórica, ou seja, a composição e apresentação de discursos, e era considerada uma importante habilidade na vida pública e privada. Aristóteles, Cícero e Quintiliano estão entre os mais conhecidos autores clássicos que estudaram o tema. A oratória tem sido essencial em todas as áreas do conhecimento humano, já que todas elas necessitam de uma boa transmissão para o seu desenvolvimento.
Na oratória, como em qualquer forma de comunicação, existem cinco elementos básicos a considerar, muitas vezes expressos como,"quem diz - o quê - a quem - por que meio - com que efeitos?". O propósito de falar em público pode variar, da simples transmissão de informações, à necessidade de motivar as pessoas a agir ou, simplesmente, contar uma história. Os bons oradores devem ser capazes de alterar as emoções dos seus ouvintes e não apenas informá-los. Entre as personalidades que ficaram famosas pelos dotes como grandes oradores estão Demóstenes, Cícero e Winston Churchill.
Pessoas que precisam se expressar diante de púlpitos, palcos, televisões, rádios, câmeras, microfones e em debates. Empresários e vendedores. Para quem precisa vender suas ideias, projetos, produtos e serviços. Políticos e pessoas públicas.