O Significado de Gratidão

Gratidão objetivos qualidade de vida desenvolvimento pessoal e profissional

Adoro estudar a etimologia das palavras. No nosso último encontro de formação de instrutores discutimos muito sobre este assunto. 

Dizer a palavra obrigado significa “fico-lhe devendo pelo favor” e dizer “sou grato”, é dizer que se sente agradável com a situação. E se está agradável para você, muito provavelmente também está para o outro lado. Afinal, ninguém é obrigado a nada! 

Quando temos gratidão, colocamos todos os nossos anseios naquilo que temos hoje, de forma que o hoje seja agradável e nos impulsione para frente. 

Fazer planos e ter ambição é algo maravilhoso. Deus nos criou para sermos prósperos, como diz na Bíblia em Isaías 1-19 “se quiserdes e ouvires, comereis o melhor desta terra”. Portanto, ser grato não é se acomodar com o que se tem hoje, e sim, entender que o que temos hoje serve para nos impulsionar a algo que desejamos verdadeiramente e profundamente. 

Todo sentimento pode criar raizes em nosso coração e durar até a vida toda dentro de nós. Pois bem, a gratidão é um sentimento. Inclusive pode ser um excelente remédio para os dias ruins.

Certo dia eu estava mal e para baixo e comentei com um amigo isso. Ele me sugeriu fazer uma lista de gratidão, em uma folha de caderno grande. Quando eu havia escrito tudo a que sou grato, havia preenchido três folhas, frente e verso. Ao perceber isto, minha vida teve outro sentido! 

A que você é grato? Que tal fazer esta lista? 

 

Pense nisto e um Nobre abraço! 

 

Rodrigo R. Valentini

CEO Nobre Treinamentos