Há cerca de 6 anos ganhei um quebra-cabeças de 2 mil peças da cidade de Veneza na Itália, cidade esta que tenho muita vontade em conhecer. Quando ganhei logo comecei a montar e passaram-se os dias pela quantidade de peças que tinha fui me desmotivando e acabei deixando de lado. Durante o tempo decorrido até esse ano tentei montar algumas vezes, porém, a mesma coisa de antes, não terminei. Então veio a quarentena pelo Covid19 e tudo mudou.
Estes dias parado em casa fui montando aos poucos, sem pressa. Confesso que em alguns momentos a vontade era de guardar tudo na caixa novamente. Só que desta vez, estava com o objetivo bem definido, concluir a montagem. Resumindo, após 20 dias concluí.
Nas outras vezes que tentei, pareciam muitas peças, todas soltas, embaralhadas e isso me fez desistir. E agora que o quebra-cabeça está montado, percebo o quão bonito ficou, o quão prazeroso é ver as peças se unindo e fiquei me perguntando o porquê não havia feito isso antes. Na vida tudo tem um momento para acontecer e este, era o momento. Com base na minha experiência entendi algumas coisas e vou compartilhar com você!
Insight pessoal
A primeira lição que tirei disso tudo foi que quando temos um foco, um objetivo bem definido, por mais que a jornada seja longa e cansativa, seguimos em frente e quando alcançamos o que queremos a sensação de dever cumprido é maravilhosa. Aquele orgulho de si próprio de ter concluído algo que começou é triunfante.
Insight social
Quando comecei a montar o quebra-cabeça, ver todas aquelas peças soltas sem conexão alguma é desmotivador. E então comecei encaixar peça por peça, aquilo tudo foi ganhando forma, as peças se unindo e se tornando uma coisa só, é fantástico. Então comecei a pensar que nós pessoas somos iguais às peças. Longe uma das outras somos apenas mais uma peça no jogo da vida, mas quando nos unimos, com a família, com os amigos, com as pessoas que amamos, vamos ganhando força, ficamos maiores e passamos a ser notados não apenas como só mais um, e sim como um conjunto completo.
Insight profissional
Lembro das últimas 20 peças que estava montando, fui as posicionando em seus lugares, até que restou apenas uma peça e estava com o espaço reservado dela quase ao centro do quebra-cabeça, quando fui encaixá-la, ela não encaixou. Então concluí que alguma peça estava fora do lugar.
E nas empresas muitas vezes acontece a mesma coisa. Colaboradores são postos em determinadas funções, porém, aquele não é o lugar correto delas. Por mais parecido que sejam as características e as habilidades daquelas pessoas para determinadas função, é papel do líder observar bem de perto e encaixar o colaborador na função certa.
A peça e o espaço que estavam restando no quebra-cabeça não eram as mesmas, olhei bem de perto cada peça já montada e percebi que uma das peças, por mais parecida que era com as peças ao seu redor, tinha um pequeno detalhe que não fazia parte do contexto. Ela até se encaixou onde havia colocado, porém a última peça do quebra-cabeça fazia mais sentido no lugar. Então as troquei de lugar e completei a montagem.
Pra finalizar
A vida é como um quebra-cabeça, tenha paciência e persistência, é uma só ponte para você chegar aos seus objetivos. Trabalhe suas relações humanas, entenda cada parte do processo e continue em frente que muito em breve você alcançará seus objetivos.
Andrey Perini Burger
Equipe de instrução Nobre Treinamentos e designer